quinta-feira, novembro 25, 2004

As primeiras desilusões

Em 1911 e 1912, Simas Machado, acumulando funções de Deputado pelo círculo de Barcelos, comandava no Castelo de S. Jorge o importante Regimento de Caçadores 5, à frente do qual combateu as incursões de Couceiro e as greves operárias de Janeiro de 1912.


Castelo de S. Jorge - 1912 (Porta de Martim Moniz)

O apoio do operariado de Lisboa tinha sido determinante para a vitória dos republicanos em 5 de Outubro de 1910. Cedo porém, os politicos republicanos viraram costas à classe operária, facto que vai provocar as primeiras desilusões e sentimento de revolta por parte de sectores que apoiaram o novo regime. Em Janeiro de 1912, uma greve em Lisboa, provoca o caos e grandes tumultos, prontamente sofucados por Simas Machado à fente de Caçadores 5, coadjuvado por batalhões de voluntários. No primeiro dia de fevereiro, Simas elogia a actuação destes batalhões no areopago de São Bento.
“E já que estou no uso da palavra, permita-me V. Exa. que eu aproveite a ocasião para declarar - declarar não, exprimi me mal - para refôrçar a declaração feita pelo ilustre Presidente do Ministério no que diz respeito aos batalhões de voluntários que estiveram sob as minhas ordens. Foram admiráveis, de dedicação e de disciplina!
O Batalhão Central de Lisboa, que estava junto com o batalhão de caçadores 5, nem capotes tinha, e, apesar da noite estar invernosíssima, os seus membros não saíram nem abandonaram o seu posto: mantiveram-se, repito, sempre na melhor ordem e disciplina.
Isto é honrosíssimo para êles!.”
Fonte: Diário das sessões do Congresso da Republica (ligação)