segunda-feira, janeiro 10, 2005

Governo responde à greve geral

Em 21 de Junho de 1913, Raimundo Meira é nomeado Governador Civil de Viana do Castelo, e nessa qualidade desloca-se a Lisboa em 30 de Junho para conferenciar com o Ministro do Interior Rodrigo Rodrigues e com o Ministro do Fomento António Maria da Silva, de acordo com o Diário de Noticias de 01/07/1913.
O mesmo jornal publica em 1 de Julho a seguinte nota oficiosa emanada do Ministério do Interior:
Por ordem de Sr. ministro do interior, partem hoje de manhã para Coimbra, em comboio especial, 100 praças de infantaria e cavalaria da guarda republicana. O mesmo ministro submeteu ontem, à assinatura do Sr. Presidente da República, um decreto exonerando o Sr. João de Deus Ramos de Governador civil de Coimbra e um outro nomeando delegado especial do governo naquele distrito o capitão Raimundo Enes Meira, governador civil de Viana do Castelo.
O Sr. Capitão Meira parte hoje de manhã do Porto para Coimbra, onde se lhe juntará o Sr. Beja da Silva, comissário de Policia de Aveiro, em serviço no gabinete do Sr. Ministro do interior, e que hoje mesmo assumirá a administração do distrito de Coimbra.
O Governo, tendo conhecimento de que há exploradores no movimento de protesto que se vem praticando naquela cidade, deu ordens ao seu delegado especial para proceder rigorosamente contra eles. O governo também não permitirá que os estabelecimentos de venda de géneros alimentícios em Coimbra se mantenham por muito mais tempo fechados. Ainda outras medidas serão tomadas, para o restabelecer a normalidade naquela cidade.