quarta-feira, fevereiro 09, 2005

Narciso - Um cacique da 1ª Republica

Em 12 de Agosto de 1913, um despeitado Narciso Faria de Lima, líder do Centro Democrático dos Arcos de Valdevez, escreve esta longa missiva ao Governador-Civil.

Arcos de Valdevez, 12 de Agosto de 1913

Exmo. Sr. Raimundo Meira

Cumprimento Vexa e desejo um completo restabelecimento de saúde à esposa de Vexa para quem peço meus respeitos.
Exmo. Sr.
É tempo de se liquidar esta questão política dos Arcos, para bem do Partido que Vexa tão dignamente representa.
Acho extraordinária a indecisão de Vexa entre a nossa família, que por assim dizer é uma única neste concelho e um indivíduo estranho a este concelho e financeiramente liquidado.
Vexa, fiel servidor da República e da Pátria com o seu lugar distinto oficial do exército.
Vexa, filho de Viana e quem diz Viana, diz Arcos de Valdevez.
Vexa, que conhece toda a minha família e o grande valor político que essa família tinha.
Vexa que pode avaliar a independência dessa família, base principal para resolver muitas questões e prestar grandes serviços.
Vexa que na minha pessoa e de alguns amigos pode conseguir um núcleo de leais partidários, porque creia bem Vexa, nós nada queremos da República, mas sim que essa República seja servida por verdadeiros republicanos, homens honestos e honrosos.
Estamos e estaremos incondicionalmente ao lado de Vexa, mas para isso é necessário que Vexa se decida e dê o seu apoio a quem desinteressadamente servirá a República.
Caso esse apoio não possa ser concedido por Vexa, se Vexa tem dúvida nas nossas afirmações, então para quê demorar mais tempo esta ridícula situação.
Valiosos elementos estão actualmente connosco, são eles os Srs:
António José Barbosa, Brasileiro – Capitalista;
Manuel Pereira Rodrigues – Abastado proprietário;
Gaspar Pereira Pimenta de Castro da Casa da Senra;
Lima – Morgado de Senharei;
Dantas – Proprietário da freguesia de São Tomé da Águia.
Todos estes cidadãos reprovam a orientação política do M. Guimarães e esperam com ansiedade a decisão de Vexa e francamente se Vexa deseja o que tenho dito nas minhas anteriores e que sem mais preâmbulos a destituição imediata do actual administrador e a nomeação até Vexa nomear outro administrador exerça esse lugar, o actual Vice-presidente da câmara, o que é de lei.

Nós numa reunião no Centro Democrático declaramos positivamente que não transigimos com o M. Guimarães e Cia, firma politica de arranjistas organizada nos Arcos. Essa firma até agora tem sabido libertar-se de quanto o Governador-Civil tem aparecido em Viana e infelizmente até agora eles contam com o apoio de Vexa e a prova está que Vexa continua a o conservar na administração deste concelho um dos sócios de tal firma.
Porque Vexa dá o seu apoio a um indivíduo que está com dois processos às costas. Acaso aqui em Arcos de Valdevez não existem republicanos dignos e honrados que possam ocupar um lugar de confiança do Governo.
Parece impossível tendo Vexa um carácter austero, distinto militar do exército português, leal defensor da república, vacile em dar o seu apoio aquém nenhum sacrifício pede à nação. A quem leal e honradamente defende a República e Vexa sugestionado por uma firma de arranjistas que o querem é comer, acreditando nas falsas afirmações deles que vão dizer a Vexa que eles têm o apoio dos chefes monárquicos, que tem os párocos da freguesias e outras tantas mentiras e com essas mentiras eles continuam a merecer a confiança e Vexa e amanhã se for preciso que a tal firma faça um sacrifício pela republica, Vexa os encontrará no campo oposto. A questão é de uma boa talhada.
Enfim, já disse francamente o que tinha a dizer a Vexa e falo pela boca dos meus correligionários sócios do centro Democrático.
Não entramos em acordos políticos com a firma Guimarães e Cia por principio nenhum.
Nós desejamos que seja administrador do concelho o actual Vice-Presidente da Câmara e que entre já em exercício e mais tarde Vexa resolverá.
Nós não concordamos com a nomeação de um administrador de fora, por ser prejudicial nesta ocasião ao Partido Democrático, cujo Partido só nós podemos organizar, pois aqui não há organização partidária e garanto-lhe a Vexa que nem haverá se Vexa não tiver em consideração as nossas afirmações.
Cá da nossa parte garantimos a Vexa uma vitória do Partido Democrático, porque somos cidadãos livres e independentes e com a melhor vontade sacrificaremos alguns dos nossos interesses para o valor da nossa palavra.
Estou às ordens de Vexa, e desejava em nome do Grupo Democrático uma decisão de Vexa.
Com esta é a terceira carta e a nenhuma Vexa se dignou a dar-me resposta.
O meu sogro, M. Barreiros, na organização do Partido será o Presidente da Assembleia-Geral e da Comissão política, e os partidários nossos amigos estão resolvidos a nomear Vexa, Patrono do Centro.
Esperamos muito receber resposta de Vexa, sendo-nos impossível permanecer nesta incerteza.
De Vexa, com estima e consideração

Narciso Faria de Lima


1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Escandalo e dos bons é www.reifazdeconta.com

11:04 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home