quinta-feira, fevereiro 17, 2005

A Preparação das Eleições

A preparação do acto eleitoral foi bastante cuidada, uma vez os governos civis na mãos do Partido democrático e demitidos os administradores de concelhos que não inspiravam confiança, Afonso Costa apenas necessitou de gerir as ambições dos políticos locais para obter uma “vitória” esmagadora.
Em 12 de Novembro de 1913, Afonso Costa escreve a Raimundo Meira dando as últimas instruções para as eleições. A carta fala por si e dispensa quaisquer comentários.


Meu ilustre amigo

Escrevi ao Dr. Queiróz Vaz-Guedes alvitrando que dirija ele, em pessoa, supe-riormente, a eleição dos Arcos (de Valdevez), a fim de que não falte nas urnas nem um só dos votos dos nossos amigos, qualquer que seja o grupo em que se encontrem. Peço-lhe que dê indicações nesse sentido, com as devidas atenções, ao Sr. Administrador do Concelho, que certamente dará toda a consideração ao meu alvitre, unicamente determinado pelos interesses do Partido e pela necessidade de não perdermos, por causas meramente formais, nem um só dos nossos votos, Demais, estando ele a dois dias de ser o nosso Governador Civil em Angra, decerto quererá dar-me mais este testemunho de boa-vontade.
Quando fui ao Porto, tive as melhores notícias do seu Distrito. Parece que as eleições dos deputados nos dois círculos não serão duvidosas. Esse sucesso tem muita significação numa região do país, em que o governo, o partido e a sua obra anti-clerical tem sido tão atacada e volta-se em saudação para Vexa, como digno Magistrado do Distrito.
Peço-lhe que nos mande todos os informes úteis, não só desta eleição, mas das seguintes de 30, e acredite na minha consideração e amizade, como

De vexas
Correlegionário muito dedicado

Afonso Costa

Lisboa, 12 Nov. 1913

P.S: Tive muito prazer em renovar o empréstimo para Governo Civil, etc, desse distrito. Foi uma obra de justiça
.