sexta-feira, fevereiro 11, 2005

Um Jornal em Bolandas (I)

Enquanto Raimundo Meira implantava o poder de Afonso Costa no Alto-Minho, Simas Machado, Presidente do Congresso recebia novidades da aventura jornalística de Alfredo de Magalhães, que lutava com todas as suas forças pelo êxito de "O Rebate". Este No final do mês de Agosto escreve a Simas Machado

Meu caro Simas Machado

Escrevo-lhe a toda a pressa. Nunca recebi a sua carta que o Pimenta me disse ter, por esquecimento, deixado no Porto.
Peço-lhe um grande favor, cuja resposta tem de ser indicada telegraficamente. Queria que nos obtivesse já trezentos mil reis pelo menos, pois quatrocentos é que nos faziam grande arranjo, por um mês apenas. Estamos a começar a nossa cobrança e ainda não recebemos dinheiro de Africa, que deve estar a romper ali.
Amanhã, Sábado, termina o nosso primeiro mês, é o dia mais difícil, depois tudo entrará na normalidade. Temos de fazer pagamento, impossível faltar a ele. Você juntamente com o Adriano Pimenta não pode levantar pequeníssima questão no Banco Comercial. Asseguro que entraremos com ela no final de Setembro.
A dificuldade única é esta e neste momento, creia que lhe falo com toda a verdade.
Estamos vendendo bem, recebemos aplausos, incitamentos, daí este pequeno apoio.
Quer saber uma novidade? Afonso era, não sei se é ainda, director da Companhia Agrícola do Príncipe, e como director enviou um telegrama ao pessoal da Companhia, recomendando que votasse no Teixeira de Sousa! Foi nas últimas eleições da monarquia. Que me diz você?
Não tenho tempo para mais.
É indispensável que o telegrama com o vale dos trezentos mil reis chegue aqui hoje, Sábado, o mais cedo possível. Preste-nos este serviço!

Alfredo


"O Rebate", localizava-se em São Pedro de Alcântara, em frente ao Elevador da Glória e entre os seus colaboradores encontrava-se o Poeta Mário de Sá Carneiro.