sábado, fevereiro 12, 2005

Um Jornal em Bolandas (II)

Simas Machado, candidato pelo recém-formado Partido Republicano Evolucionista de António José de Almeida, recebe uma missiva de Alfredo Magalhães, em que este lhe comunica ter recebido a notícia da sua candidatura e conti-nua a queixar-se das finanças do seu Jornal.

Meu caro Simas Machado:

Esta tarde soube pelo telefone da sua resolução, que logo afixei no nosso placard. Telegrafei a saudá-lo, e reitero aqui as minhas saudações, porque exemplos de integridade moral como o que você deu, são já absolutamente raros. Que esgotamento da sociedade portuguesa! Como é que isto se mantém de pé?
Foi aí Reis Santos, que deve regressar logo, e creio eu que nada lhe fizeram Você e o Pimenta. Que diabo! De tal modo está isso aí que não é possível levantar-se três ou quatro centenas de mil reis? Vamos ter dinheiro dentro de poucos dias, que não posso precisar com tanto rigor, e não me resta dúvida que o jornal vinga. Tenho os melhores indicadores de que estou batendo car-tas. Nós estamos atravessando um momento de crise quasi angustiosa. Se vocês nos pudessem valer! Em todo o caso. Só pelo telégrafo hoje, em vale, teria recebido a solução. É hoje o dia crítico, depois começamos a receber produto do jornal e acções já distribuídas da empresa vinte contos.

Alfredo Magalhães