domingo, março 20, 2005

Adriano Pimenta (1862-1938)

Adriano Augusto Pimenta nasceu a 12 de Outubro de 1862 na Vila da Feira. Estudou no Porto, em cuja Escola Médico-cirúrgica se formou em 1890. Médico Municipal em Valongo durante algum tempo e instalou-se depois no Porto com consultório. Aderiu ao republicanismo desde os tempos académicos e fez parte da primeira comissão municipal republicana do Porto, então chefiada por Duarte Leite. Participou em diversos comités republicanos no norte de Portugal. Após o 5 de Outubro foi nomeado governador civil de Viana do Castelo (1911), cargo que ocupou por pouco tempo, pois foi eleito deputado à constituinte pelo círculo de Amarante e, depois transitou para o Senado. Foi presidente da Câmara Municipal do Porto onde tomou a iniciativa da construção da Avenida da Ponte D. Luís I.
Por incompatibilidade com os dirigentes do PRP, afastou-se da vida política e dedicou-se à medicina.
Foi sócio do jornal "O Primeiro de Janeiro", tendo sido seu director entre 1923 e 1926. Em 1931 fez parte da mesa administrativa da Santa Casa da Misericórdia do Porto. Pertenceu à maçonaria desde 1890, iniciado na loja Honra e Dever, onde adoptou o nome de Büchner.
Ministros e Parlamentares da 1ª Republica - Guinote et al - Lisboa - 1991 - Assembleia da República
Grande amigo de Simas Machado e Alfredo de Magalhães, é um dos correspondentes do General com maior número de missivas escritas, cerca de 30.

Etiquetas: