domingo, março 20, 2005

Republicano desiludido - I

As seguintes 4 cartas não datadas foram escritas por Adriano Pimenta a Simas Machado. Da sua análise penso que elas foram escritas entre o final de 1913 e meados de 1914 e serão apresentadas na sua ordem cronológica provável.

Meu caro Simas.

Posto que melhorando, ainda me encontro na cama, impossibilitado de deslocar-me. Agradeço-lhe a sua carta e pode imaginar a arrelia que dia-a-dia me vai irritando mais vai ainda poder dar-me umas descomposturas. Mas eu aqui tenho tido dias óptimos, ensejos da mulher e da sogra.
Não há dúvida que o Afonso, politicamente é um imbecil. Mesmo quando, na melhor das hipóteses, ele pretende abandonar o poder com algum prestígio, mas não era criando uma irredutibilidade com o congresso. No fim de contas que ficou? Pediu apenas que não se vai defender de acusações graves que lhe foram formuladas e que lhe podem cobri a fuga, desatou aos vivas à constituição. É tudo comum que as oposições tardam em precaver-se contra a solução Bernardino. Essa seria a pior de todas as soluções. Era a tal partida da oposição, que o Afonso iria governar para sempre, e ás oposições de aqueles, mijavam-se em cima.
Peço-lhe o favor de dizer ao Pedro Martins que eu lamento a minha situação e que ele e as oposições contem comigo porque não tenho, até agora, um momento de desânimo. É necessário que elas se mantenham na atitude necessária para dar satisfação às necessidades do país. Conto consigo para mostrar aos meus amigos que não sinto desfalecimento.
O Tesoureiro do Congresso oficiou-me e preveniu-me que eu mandasse receber o subsídio. Telegrafei-lhe hoje e pedi-lhe que o entregasse a você.
Peço-lhe pois o favor de, com a declaração junta, me vá receber o subsídio, tomando conta dele até à minha chegada.

Abraços meus e cumprimentos das senhoras

Adriano

Etiquetas: