quarta-feira, abril 13, 2005

No dia 21 de Fevereiro de 1914, Raimundo Meira emite a sua opinião sobre os três nomes propostos para lhe sucederem no cargo de Governador Civil de Viana do Castelo.

Meu caro Ramos Pereira

Dos três nomes que indicas na tua carta como tendo probabilidades de me substituírem o que eu julgo mais conveniente é o Maia Pinto. Conhece alguma coisa do Distrito e conhece os republicanos. Já foi mesmo em tempos indicado para este lugar.
Não sei se ele quererá e não sei se o Bernardino o nomeará por ser filiado.
O Engenheiro Belard da Fonseca sendo, como dizes, no fundo nosso correligionário estava bem, mas como não conhece o meio terá de encostar-se a qualquer dos grupos (Povo ou Antunes) e daí o reviver de zaragatas que agora já estavam quase extintas. Além disso creio que é desconhecido na terra e sendo assim voltava o isolamento que cercou o Fernandes Pinto* e eu julgo isso prejudicial não só ao nosso partido mas também à republica.

Do Rodrigues da Silva escuso de falar-te porque tu conheces bem a situação dele aqui. Não está filiado, mas creio que é muito amigo do Antunes, o que talvez fosse origem de futuras questões entre democráticos e poucas relações e simpatias tem fora do meio republicano.
Lembro-me ainda do Segismundo mas, não sei porque motivo, goza de poucas simpatias, entre os nossos correligionários, talvez porque santos da casa não façam milagres. Era capaz de fazer um bom lugar. Mas lá está também a filiação e a questão de ser tropa.
Enfim escolham mas mandem democrático ou pelo menos que o seja no fundo.
Há conveniência em resolver isto breve, principalmente para mim.