segunda-feira, agosto 08, 2005

Dificuldades de progressão

Em 25 de Julho de 1914, Raimundo Meira recebe uma carta do seu camarada de armas, Afonso Dias Branco, a agradecer um favor prestado. Afonso Branco, orgulhoso monárquico lamenta as dificuldades que o regime lhe coloca na progressão da sua carreira.

Lisboa, 25 de Julho 1914

Meu caro Meira

Recebi a tua estimada carta e agradeço-lhe a lealdade e franqueza que eu sempre de si esperei.
Já sabia que se dizia de mim o que o meu amigo me conta, pois o Marques (General) tinha-me contado isso.
É fantástico como na actualidade se invoca e trata de comprometer toda a gente. O meu caro Meira que me conhece há muitos anos, sabe que eu nunca fui politico e se antigamente falava de assuntos políticos, não era para defender este ou aquele grupo, pois muita vez nos falávamos e se bem se […] não se […] um grupo de oficiais de Artilharia 5 para […] ao Pimentel Pinto pela minha intransigência secundada por si.
Agora depois da implementação do actual regime, tenho me abstido por completo de falar em coisas publicas.
A ideia de ir para Governador Civil é extraordinária. Mas deixamo-nos disso, que não vale a pena a discussão.
Do Meira esperarei sempre que me faça justiça, não acreditando em boatos.
A pretensão é de meu filho, republicano muito antes de 5 de Outubro e o meu interesse é natural, devido a ser meu filho que de certo está aqui separado de mim, visto ter constituído família.
Agradeço-lhe o serviço que me prestou desinteressadamente da questão o que representa muito a favor da pretensão do rapaz. Creia que considero um grande favor o que proceder.
Então o Ramos também vai à junta? Já não contava com essa vaga. O pior é que me não chamam a tirocínio antes de acabar o curso de tiro que é a 22 de Agosto.
É necessário para Major ter tudo para mim, ao passo que para os outros tudo foram facilidades.
O meu caro Meira mande sempre no que vir que este terrível talassa lhe possa ser útil. Estou sempre ao seu dispor com muito gosto.
Receba um grande abraço

Do seu amigo e Camarada

Afonso Dias Branco

Etiquetas: